Table of Contents
ToggleBariloche: O Melhor Destino para Esquiar na América do Sul
Bariloche, oficialmente conhecida como San Carlos de Bariloche, é uma encantadora cidade localizada no sul da Argentina. Muito popular entre os brasileiros, especialmente durante a temporada de neve, a cidade atrai visitantes por sua proximidade com o Brasil e pelos preços convidativos, favorecidos pela desvalorização do peso argentino. É com base nessa combinação de fatores que quero te mostrar por que considero Bariloche o destino número um para esquiar na América do Sul. Ficou interessado(a)? Continue lendo!
Descobrindo Bariloche
Com cerca de 150 mil habitantes, San Carlos de Bariloche é uma pequena e acolhedora cidade cercada por paisagens deslumbrantes, incluindo rios, lagos e montanhas. Embora também seja muito procurada durante o verão, é no inverno que a cidade se destaca, alcançando o auge da alta temporada devido ao grande número de turistas apaixonados por esportes de neve.
Além do esqui, os visitantes que chegam a Bariloche no inverno têm a oportunidade de incluir momentos de descanso e relaxamento em seus roteiros. A cidade oferece uma variedade de atividades tranquilas e contemplativas, ideais para quem busca equilíbrio entre aventura e descanso. Por isso, Bariloche é perfeita para viagens a dois, em família ou com amigos, permitindo a criação de roteiros personalizados de acordo com a época do ano e os interesses de cada viajante.
Quando Começa e Termina a Temporada de Neve em Bariloche?
Se o objetivo da sua viagem é esquiar, é essencial planejar a viagem para a época certa, ou seja, durante a temporada de neve. Embora não seja possível prever com precisão o início e o fim dessa temporada, é possível ter uma ideia geral para se programar.
Normalmente, a temporada de neve em Bariloche vai de junho a setembro. Em alguns anos, é possível encontrar estações de esqui funcionando até a primeira quinzena de outubro, especialmente em torno do feriado do dia 12.
Quando viajar para aproveitar o melhor da neve?
Para garantir uma boa experiência, o ideal é evitar os extremos da temporada, como o início de junho e o final de setembro ou outubro. O período entre julho e a primeira quinzena de setembro é a melhor aposta para encontrar ótimas condições de esqui.
- Início da Temporada (junho): Embora marque o começo oficial, pode acontecer de a neve atrasar, deixando as pistas com pouca ou nenhuma cobertura, o que prejudica a qualidade do esqui.
- Final da Temporada (setembro e outubro): Nesta época, a neve pode começar a derreter, especialmente em áreas mais baixas e na cidade. Se a temporada for menos intensa ou começar mais cedo, pode acabar antes do esperado.
Se o seu desejo é ver neve caindo, o auge da temporada, em julho e agosto, é a melhor opção. No entanto, lembre-se de que esses meses atraem muitos turistas, resultando em maior movimento e preços mais altos.
Experiência Pessoal
Eu visitei Bariloche na primeira quinzena de setembro de 2022 e tive a sorte de pegar uma temporada com muita neve, o que fez com que ela se estendesse até outubro. Ainda assim, não recomendaria planejar a viagem para o final de setembro ou início de outubro, pois a neve já estará mais restrita aos topos das montanhas e menos visível na cidade.
Se você quer garantir as melhores condições de neve e talvez até presenciar uma nevasca, opte pelo auge da temporada. Planejamento é a chave para uma viagem memorável!